sábado, 15 de maio de 2010

Atitudes Que Resolvem

Na vida existem valores não podemos descobrir de verdade sem antes passar por eles.

Na teoria, podemos saber sobre muitas coisas, mas o maior aprendizado vem quando partimos para a parte prática.

Assim é com quase tudo na vida, inclusive com os ensinamentos da Seicho.

Muita coisa do que aprendemos em livros, palestras e eventos, só se tornarão reais a partir do momento em que tomamos a primeira atitude e passamos a colocar em nossa vida o aprendizado.

No entanto, me veio na cabeça casos aonde conhecemos pessoas que estão há anos dentro de uma religião, mas ainda reclamam que suas vidas não melhoraram ou que até pioraram.

Normalmente, isso acontece porque a pessoa não pôs em pratica o que é divulgado.

Os motivos que levam as pessoas a não praticarem certo ensinamento podem ser muitos.

Preguiça, acomodação, dúvida, etc.

Mas existe um sentimento em específico que interfere também: O medo.

Quando somos crianças, naturalmente somos tímidos com os desconhecidos à nossa volta.

A medida em que crescemos e somos educados, podemos perder essa timidez ou não.

Podem também haver muitos fatores externos que interferem nesse sentimento. Lembro que eu era uma pessoa extremamente tímida até cerca de 15 anos de idade.

Perdi bastante a timidez quando comecei a conhecer muitas pessoas através da internet, não apenas em encontros mas também por conversar constatemente em comunicadores instantâneos com outras pessoas.

Quando comecei a ajudar na Seicho, também fui obrigado por muitas vezes a falar em público, o que também colaborou bastante para que minha personalidade mudasse bastante, se comparado quando eu era mais novo.

O que citei foram exemplos fatores externos.

Porém, existem pessoas que mesmo se desenvolvendo profissionalmente e pessoalmente, ainda continuam tímidas.

Essa timidez que cito, não é a de não querer dizer, mas sim a de ter medo em se expôr.

Quando escrevi no começo do tópico sobre prática e aplicação, é porque muitas vezes o indivíduo apenas reza, e acha que as coisas vão aparecer na vida dele, sem a necessidade de seu esforço.

Isso também ocorre com uma pessoa que apenas pensa em estudar nas melhores instituições do país, achando fazendo apenas isso, virá uma grande empresa que vai ligar em sua residência, chamando-o para uma boa oportunidade de emprego.

Para tudo aquilo que buscamos na vida, é necessário ter atitude por nossa parte, sempre.

Se achamos que só devemos fazer tudo certo na teoria, e ficamos esperando as oportunidades cairem do céu, acabamos então por nos decepcionar e achar que o outro lado é quem esta errado.

Por isso, não devemos ter medo de nos expôr, e devemos também anular a timidez.

Quando perdemos o medo e a timidez, passamos a destruir duas barreiras importantíssimas, que nos impederiam de realizar muitas coisas.

Imagine se você tiver vergonha ou medo de falar em público. Dificilmente conseguiria trabalhar atendendo pacientes, executar reuniões de negócio e apresentar um simples trabalho na faculdade.

Com medo e timidez, também seria muito difícil você declarar seu amor a alguém, pedir desculpas por alguma atitude errônea, ou até mesmo ajudar algum amigo que necessite de sua palavra.

As melhores atitudes que tomamos na nossa vida, estão diretamente ligadas a nossa convicção de acreditar que como Filhos de Deus Perfeitos (FDP), somos capazes que superar qualquer situação.

Por isso, a superação do medo e da timidez está ligada a nossa conscientização de que somos Filhos de Deus Perfeitos.

Quando temos essa convicção, passaremos a não temer a reação alheia, e todas as nossas atitudes passam sempre a levar aos bons resultados.

Por causa disso que é importante também praticarmos constantemente o elogio, a nós mesmos inclusive.

Quando depararmos o nosso reflexo no espelho, vamos agradecer nosso rosto, nossa expressão, e que exteriorizamos apenas as coisas positivas.

Muito dos problemas que encontramos nos relacionamentos pessoais, inclusive os amorosos, tem como origem a falta dessa prática, somadas ao medo e também a descrença de que somos Filhos de Deus Perfeitos.

Então, vamos a partir de agora mudar nosso comportamento e passar a ter mais atitude e acreditar realmente que aquilo que estamos exteriorizando, vai levar apenas amor e luz ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário