domingo, 30 de maio de 2010

A Evolução da Vida

Muitas vezes não percebemos, mas nosso ambiente está em constante mudança.

Se pegarmos aspectos de nossas vidas há 10, 15 anos atrás, podemos perceber que muita coisa mudou. Seja nosso gosto culinário, aparência, modo de se portar e vestir, etc.

Isso é absolutamente normal, pois toda essa mudança provém da vivência de variadas situações para o amadurecimento.

Outro ponto que podemos notar, é que conforme vamos envelhecendo, passamos a exigir mais do momento em que vivemos agora.

Por exemplo, se há um bom tempo atrás nosso sonho era comprar um carro, qualquer um que seja, hoje é natural despertarmos a vontade de ter um veículo top de linha.

Se antes batalhamos para entrar no mercado de trabalho, é normal hoje começarmos a pleitar por melhores cargos e salários.

Se quando mais novos pensávamos apenas em namorar para suprir as nossas necessidades físicas, hoje aquela maioria encara um relacionamento como algo para compartilhar aspectos mais profundos de nossa vida.

Essa é a lei natural da evolução da vida. Acontece com os seres humanos, com a natureza, etc. Tudo ao nosso redor que se sujeita ao amadurecimento está em constante mudança.

Porém, existem pessoas que acabam não passando por essas transformações por bloqueio mental.

Acredito que todos nós conhecemos alguém que está há muito tempo na mesma fase da vida, e com isso acaba também não exteriorizando toda a sua capacidade infinita, por não encontrar mais oportunidades para demonstrar isso.

O chamado "bloqueio mental" nesse sentido, se refere ao fato das pessoas não aceitarem os desafios que aparecem em suas vidas.

Para qualquer nova oportunidade que possa aparecer na sua frente, a pessoa acaba se esquivando, achando que estará se protegendo, porém ao fazer isso e sem perceber, ela acaba por ignorar um novo caminho que possa ter aparecido em sua vida.

Por isso, é de extrema inportância sempre estarmos dispostos a aceitar qualquer desafio que possa nos aparecer, mesmo que estejamos na dúvida com relação a essa oportunidade.

Seja uma chance para estudar algo novo, alguma nova oportunidade na carreira, ou algum relacionamento que possa aparecer, nunca devemos ignorar as oportunidades, jogando-as no lixo. Precisamos pensar em considerar, pois dessa maneira criamos mais um caminho para seguirmos na vida, e mesmo que não resulte em êxito essa nova oportunidade, a vivência nela adquirida já nos prepara para algo maior.

Quando somos crianças, é natural ficarmos na ponta dos pés ao lado de alguma mesa alta ou algum balcão, para enxergarmos o que tem em cima. Mesmo sabendo o que tem em cima, não podemos agarrar as coisas que ali existem, pois nossa estatura não permite,e não nos vem na cabeça algum recurso para nos ajudar.

Conforme vamos crescendo, deixamos de ficar na ponta dos pés e passamos a pegar com facilidade qualquer objeto que exista em uma mesa, balcão ou algum armário alto. Mesmo se for em algum lugar que supere a nossa estatura, podemos usar uma escada para alcançar. Nesse caso, a escada seria um recurso externo que utilizamos para realizar o objetivo.

Na evolução da nossa vida é a mesma coisa.

Quando estamos no início de algum caminho (estudo, trabalho, relacionamento, etc), podemos saber ao certo ou nem saber o que existe no final dele, mas ainda não podemos alcançar o objetivo final porque não evoluimos o suficiente ainda (mentalmente e espiritualmente).

Conforme vamos ficando mais maduros e experientes, passamos a ter certa facilidade em trilhar esse caminho, e no caso de alguma dificuldade, podemos utilizar recursos para nos ajudar, como no caso anterior mencionado, a escada.

Mas tudo isso acontece apenas porque aceitamos anteriormente o desafio.

Conheço muitas pessoas que tiveram a preocupação na vida de apenas se protegerem ou por medo ou por não confiar em sua capacidade infinita, e acabaram por se estagnar em todos os sentidos (Carreira, relacionamento e estudo).

Não devemos ter medo de aceitar e viver novos desafios.

Assim como aprendemos um novo caminho a cada rumo que tomamos, passamos também a descobrir melhor como exteriorizarmos nossa capacidade infinita, pois vivemos novas situações que vão nos exigir cada vez mais.

É natural cobrarmos de nós mesmos para que possamos sempre melhorar em mais aspectos, porém a vida também cobra da gente para mostrarmos o quanto que estamos preparados para sermos merecedores de vitórias cada vez maiores.

A cada caminho cumprido, nos vão aparecer outros, e se estamos em alguma trilha tortuosa, com certeza vão nos surgir novas trilhas se observarmos bem ao nosso redor.

Não devemos temer os desafios e as mudanças, pois todos nós somos merecedores da felicidade e do sucesso, porém eles não nos vem sozinho, é 90% transpiração e 10% inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário