segunda-feira, 10 de maio de 2010

Maturidade x Inteligência

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar da história de Peter Pan. Um garoto que não queria crescer, e desejava passar a vida em aventuras mágicas. Apesar de ser inteligente e astuto, muito da capacidade de Peter ficava limitado ao fato dele não querer crescer.

A nossa vida é uma coisa curiosa.

Passamos a infância desejando que o tempo passe rápido para que nos tornemos adultos. Quando viramos adultos porém, desejamos voltar a ser criança, e que o tempo demore a passar.

Quando somos crianças, ficamos muitas vezes tristes por não possuirmos autonomia e nem poder de decisão em nossa vida. Ao envelhecermos no entanto, não desejamos ter responsabilidades e que o mundo não caia sobre às nossas costas.

Na infância idolatramos uma infinidade de pessoas, como nossos pais, amigos, heróis, jogadores de futebol, etc. Com o tempo, nós queremos ser idolatrados e bem vistos.

Crianças acham que conhecem tudo sobre o mundo, mas reconhecem seus erros quando percebem que tem muito a aprender. Adultos acham que sabem de tudo, mas dificilmente reconhecem seus erros e continuam a achar que sabem de tudo do mesmo jeito.

Lembro que quando estava no último ano do ensino médio com 16 anos, tinha uma rotina que dividia minhas aulas com o cursinho pré vestibular. Como demorava para passar o tempo. Nunca tocava aquele sinal para eu poder ir para casa.

No ano seguinte no entanto, dividi uma parte do meu tempo entre o trabalho e o cursinho, posteriormente entre o trabalho e a faculdade, assim se seguindo por muitos anos. A partir daquele ano (2002) até hoje, se passaram cerca de 8 anos, mas juro a vocês que ainda acho que foi ontem.

A medida em que nos caem mais responsabilidades, o tempo passa mais rápido.

Quando estudamos apenas no colégio, normalmente a nossa única obrigação é aprender para ir bem nas provas e passar de ano.

Porém, quando nos vêem as primeiras escolhas, como a de qual curso iremos ingressar na faculdade, começam a aumentar os desafios e também as responsabilidades.

A medida em que vamos usando mais a nossa capacidade infinita para nos dedicar intensamente a alguma atividade, deixamos de ser apenas ser carnal, e passamos a incorporar também o ser espiritual. Nesse mundo, não existe noção de tempo físico como estamos habituados, daí que vem essa impressão de que não sentimos o tempo passar.

O lado bom é que a medida em que atravessamos um caminho e nos surge outro a percorrer, acabamos nos tornando mais sábios e conhecedores do mundo.

Mas não podemos achar que apenas pelo fato de ter a vivência, o homem já é sábio.

Muitas coisas, como dito antes, dependem apenas da gente para progredir. O que vai determinar se vai para frente ou não, é a nossa maturidade para enfrentar certas situações.

Uma prova prática disso é você pegar o primeiro aprovado da lista de um vestibular, e acompanhar posteriormente seu desempenho acadêmico. Assim como ocorre com muitos na faculdade, certamente ele passará por alguma dificuldade, podendo até ser reprovado em algumas matérias.

Mas se ele era um aluno muito inteligente até então, por que iria ter um mal desempenho na faculdade? Porque lhe faltou maturidade para encarar situações mais desafiadoras. Faltou mudança de atitude.

Outra situação também nas suas devidas proporções, pasmem, é o que aconteceu esse ano com meu querido time, o Corinthians na libertadores. Foi o melhor classificado na fase de grupos entre todos os times que disputaram, mas caiu logo na primeira eliminatória para o Flamengo. Faltou ao time maturidade e mudança de comportamento diante de um adversário forte, e quando isso aconteceu, já era tarde para se reverter o resultado.

Pode parecer piada, mas na vida é exatamente assim que se sobressaem as pessoas de sucesso. Não precisa ser a mais inteligente, mas sim a que encontrar melhor oportunidade para crescer dentro de uma dificuldade, e para isso é necessário ter MATURIDADE.

Se inteligência fosse determinante para o sucesso, todos os físicos nucleares, cientistas e inventores, seriam os melhores maridos do mundo.

Ratificando, se precisasse ser apenas um gênio para ser feliz, então existiriam cursinhos para a felicidade, assim como existem os preparatórios para o vestibular.

Mas a vida de Deus é muito maior, muito mais do que isso.

Temos de ter a consciência de que não vivemos para no fim jogar tudo no lixo quando partimos. Por isso, temos de vivificar a todas as coisas, mas com responsabilidade e bom senso.

Deus deu a cada um de nós uma grandiosa missão e apenas conseguiremos descobrir qual é a nossa missão quando tivermos maturidade ao vivificarmos a todas as coisas.

Maturidade não é uma coisa que adquirimos em loja ou com alguém, mas é como se fosse uma cicatriz de algum tropeço que nós tivemos na vida.

Quando percebemos que nos machucamos e geramos assim uma cicatriz no local atingido, passamos a ter mais cuidado para que posteriormente não mais ferirmos o mesmo lugar.

No entanto, existem pessoas que apesar de ter extrema inteligência para qualquer tipo de situação, continua a não querer enxergar a causa de um machucado e vive tropeçando nas mesmas coisas.

Chamamos essas pessoas de teimosas ou cabeça dura.

Podem crescer de tamanho e riqueza material, mas sem maturidade dificilmente vão se sentir plenamente felizes, pois não estarão prontas a passarem por desafios maiores porque sentem que vão cair.

A realização do homem não é acumular bens, e sim realizar seus sonhos, e para isso precisa ter maturidade e atitude para obter sucesso, pois no caminho de um grande sonho existem grandes obstáculos.

O tempo passa rápido e não perdoa ninguém. Ao chegar certa idade, podemos infelizmente perceber que ainda não realizamos muitas coisas conforme desejávamos, porque tivemos atitude de covardia e teimosia, e não nos deixamos por aprender com nossos erros, achando sempre que o errado é Deus e o mundo.

Por isso, vamos abrir mais nosso coração, e enxergar o que até agora fizemos. Sei que todos nós já passamos por muitos desafios, e devemos usar cada experiência vivida para nos alertar em momento de dificuldade maior.

Se até agora você foi um aluno com dificuldade de aprendizado, mude seu jeito de estudar.

Se até agora você foi um funcionário desleixado, mude sua forma de trabalhar.

Se até agora você foi infeliz como amigo, namorado ou filho, mude sua forma de enxergar as pessoas.

Não é simples. Exige muita humildade, esforço e compaixão.

Mas se vocês mudarem, podem se sintir felizes, pois já estarão sendo maduros, apenas pelo simples fato de enxergar un novo e melhor caminho a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário