domingo, 2 de maio de 2010

Exergando a Alegria

Hoje domingo, como todos os outros, foi um dia bastante movimentado no cenário esportivo.

Foi o dia das decisões dos campeonatos estaduais de futebol.

Muitos clubes se consagraram campeões em seus respectivos estados, como exemplo o Santos aqui em SP, Grêmio em RS, e por ae vai.

Motivo de muita alegria para milhares de torcedores desses times.

Citei os fatos acima, pois esse ano em especial teremos também a Copa do Mundo.

Evento que literalmente paralisa muitos países, inclusive o Brasil, aonde nos horários dos jogos da seleção brasileira, não se tem expediente e nem aula.

É uma época aonde é comum as pessoas pintarem as calçadas, se reunirem para assistirem aos jogos, soltar fogos de artifícios, se pintarem, fantasiarem, etc.

Fiquei pensando ao reparar como esses tipos de eventos esportivos podem mudar a vida das pessoas, mesmo que momentaneamente.

Mesmo que o mundo atravesse alguma crise econômica, países estejam em guerra, estejamos brigados com alguém, precisemos acordar cedo todos os dias para trabalhar ou estudar, nada disso se torna relevante ao fato de saber que o nosso time do coração ou seleção ganhou algum título no dia anterior.

Tenho certeza de que esses milhares de torcedores que estão comemorando hoje, nem se importarão em acordar cedo amanhã para encarar mais uma semana.

Caso o Brasil ganhe mais uma copa esse ano, nem precisa falar né? Motivo de alegria para o resto do ano, e para os próximos 4, ainda mais que em 2014 a Copa do Mundo se realizará aqui.

Vendo tudo isso, posso acreditar que pelo menos por aqui, é notável como boa parte da população é carente de alegria.

Tão carente, que um título de futebol é motivo para mudar toda sua vida.

Título esse que dá alegria as pessoas, e essas enfim, podem falar para os outros que se elas não venceram, pelo menos o time venceu.

Assim como também já vimos que esses eventos podem trazer também muita tristeza. Já vimos quebra quebra, brigas entre torcedores, mortes, confrontos com a polícia, etc.

Tudo por causa da perda de um título de futebol.

Se somos tristes ou felizes, o bode expiatório é o futebol. Assim muita gente justifica.

Agora fico imaginando, como seria bacana se no ano todo, tivéssemos no mundo a mesma união e alegria que se tem, quando é época de Copa, Natal, Ano Novo, etc.

Todas as pessoas vivendo o dia de amanhã com a mesma alegria que se tem quando seu time de futebol ganhou um campeonato no dia anterior.

Na verdade, isso é possível sim. Independente do futebol, todos nós temos motivos para comemorar todos os dias.

Mesmo que aquele objetivo nosso tão almejado ainda não foi alcançado, ou se fomos mal sucedidos anteriormente, não devemos focar a alegria de nossa vida apenas em pequenos fatos.

Já somos completos, somos Filhos de Deus.

Se aqui na terra tudo o que vivemos é o que vem da vida de Deus, podemos realizar então tudo o que quisermos.

Basta abrirmos melhor nossos olhos, não os carnais, e ver o que realmente é importante para mudarmos nossa postura perante alguns fatos.

Você pode enxergar com tristeza a segunda feira, ou fica feliz por ter um destino a ir trabalhar ou estudar.

Você pode dormir preocupado por ter uma reunião importante amanhã, ou pode dormir feliz, pois se estará lá, é porque você é importante e está capacitado para isso. É difícil creditarmos confiança a uma pessoa, e você tem isso.

Você pode ficar triste por ter terminado um relacionamento amoroso nesses dias, ou pode ficar feliz porque aprendeu muito e tem o caminho aberto para descobrir novos mundos em outras pessoas.

Também você pode esperar seu time ganhar um título ou o Natal, Ano Novo chegarem para poder dar um abraço em quem você gosta, ou pode fazer isso agora.

Não é só ver o lado positivo das coisas também.

É ver que dentro de todas as possibilidades da nossa vida, por mais difíceis que sejam, existe sempre um caminho que leva para a alegria.

Basta enxergamos melhor.

Em todo lugar existe esse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário