quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Perdão e suas Consequências - 2

Dando sequência aos posts referentes ao tema Perdão, gostaria de nesse discutir com vocês aspectos mais profundos.

Nós aprendemos na Seicho, que o ato de perdoar além do mais nobre, é um dos mais difíceis de se praticar.

Não é apenas falando da boca pra fora que você se desculpa com alguém.

Quando somos atingidos negativamente através das palavras e atitudes de uma pessoa, e posteriormente sentimos forte rancor, não estamos reverênciando a imagem verdadeira dela.

Apenas para lembrar, na Seicho diz-se "Imagem Verdadeira" aquilo que o homem recebeu de Deus: Saúde, alegria, prosperidade, compaixão.

Ninguém nasce maldoso, egoísta e rancoroso. Aspectos negativos são coisas que as pessoas acabam adquirindo por influência do mundo externo e de seu estado espiritual.

Por mais difícil que seja por muitas vezes aceitar atitudes negativas de alguém, antes de tudo devemos pensar também do por que das coisas.

Por isso, não adianta apenas sermos pessoas com grande compaixão e alegria. Para que nossa vida transcorra de maneira plena, devemos ter compreensão.

A medida em que nos tornamos mais velhos e nos decepcionamos e aprendemos com alguns aspectos da vida, nos tornamos pessoas mais compreensivas, pois passamos a conhecer melhor as leis mentais, ou as regras da vida.

Por isso muita gente credita que a fase de maior rebeldia de um ser humano é na adolescência, pois é nessa idade é que as pessoas agem com libertinagem, pois não conhecem bem as leis mentais, passando a fazer aquilo que sempre vem a cabeça, sem medir as consequências.

Podemos dizer então que, ainda puxando do post anterior, que a Compreensão meio que caminha com a Maturidade, pois não é possível entendermos certas situações adversas, se não estamos preparados para perdoar.

A vida do ser humano e a felicidade são coisas que ao pé da letra, podemos dizer são ligadas através de um cano. A felicidade é como se fosse água limpa e potável e o ser humano é quem irá receber essa água através do cano.

Se enxergarmos apenas o lado negativo das pessoas coisas e fatos, estaremos "entupindo" esse cano de sujeira, até que chega uma hora em que não se passará mais água potável ao ser humano.

Chega uma hora em que nosso espírito e corpo não mais se aguentará de sujeira, e acaba manifestando no corpo diversas situações.

A longo prazo o rancor, a mágoa e o ódio podem trazer sérias consequências na vida do ser humano, inclusive na saúde.

Doenças graves como o Câncer, tem em sua origem espiritual o acúmulo de rancor e mágoas, de muitos anos.

Como exemplo, câncer em membros superiores como a cabeça, vem de origem por mágoa com antepassados da família.

Câncer em orgãos de funções metabólicas como os Rins, Pulmões, Pâncreas, Estômago, Intestino e Fígado tem referência forte acúmulo de extrema tristeza por situações negativas e a falta de compreensão.

Assim como qualquer outra doença grave, quando deixamos de transpor em nossa vida a água limpa e potável, nosso corpo passa a expor deficiências.

Entenda-se nesse caso como água limpa aquilo que compõe a felicidade, que é o caso do amor, do perdão e da compaixão. Quando deixamos de ter algum desses sentimentos em nossa vida, passamos a sujar a água.

O importante na verdade não é perdoar para ter um corpo perfeito. Isso é ser egoísta.

O perdão consiste basicamente em deixar o próximo feliz libertando-o de culpa, pois da mesma maneira que nós sentimos mal quando somos atingidos de forma negativa, o outro também sente remorso por ter feito alguma atitude errrônea.

Todos nós nos sentimos mal quando fazemos algo que prejudique ao próximo, por mais que julguemos alguém como um ser malévolo, todas as atitudes tem o mesmo peso para com todas as pessoas.

Temos que lembrar também, que antes de perdoar alguém, precisamos nós mesmos nos perdoar. Tirar um pouco nosso sentimento de culpa e reverênciar nossos aspectos positivos.

Se as atitudes tem o mesmo peso para com todas as pessoas, devemos antes de tudo enxergar o ser maravilhoso que se guarda dentro de nós, porque se estamos aqui, é para fazer o melhor não só para a gente, mas para com todas as pessoas, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário