sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Beleza que é Vista Apenas por Fora

Gostaria de postar aqui e comentar um pouco sobre uma matéria interessante que li do jornalista Xico Sá. Essa foi publicada em 16/04/2010, na sua coluna semanal Modos de Macho & Modinhas de Fêmea, no Yahoo Br:



"Todo feio tem direito a mentir

Todo homem dito feio ou mal-diagramado, como costumo aliviar para o nosso lado, deve ter o direito sagrado à mentira amorosa.

É fácil ser um Marlon Brando (ah, O Último Tango em Paris!), um George Clooney, um Denzel Washington, um Brad Pitt, um Rodrigo Santoro, para ficarmos aqui no mundo macho do cinema que serve de colírio para as moças.

É moleza ser esteticamente arrumadinho. Estas criaturas sim, não carecem da mentira. Se tergiversam, se pisam na bola, se aprontam e saem com mirabolantes enredos – cada história monstra sem pé nem cabeça – é por pura cara de pau, safadeza braba mesmo.

Os feios, todavia, dependem da mentira como um burro precisa de capim. Não falo obrigatoriamente das grandes mentiras, das trapaças épicas, trato do varejão dos pequenos enganos, aquela forma sutil e necessária de editar a vida, arrumar as versões para não ser atropelado pela pessoa amada.

Todo macho feio, e a sentença deveria constar da Declaração Universal dos Direitos do Homem, tem direito à mentira, à lorota boa, como diz a música do rei Gonzagão, bravo cabra de Exu, Pernambuco, que se declarava um mentiroso nato.

É fácil ser um Apolo, uma beleza, tudo bem assentado, pele sem as marcas do tempo e, para completar a perfeição, com o bolso farto de grana. O bolso, aliás, segundo algumas moças mais espertas, é o melhor pedaço da nossa lição de anatomia.

Vai ser feio nessa encarnação, amigo, para sentir que sacrifício medonho. Uma provação a cada esquina, a cada baile, a cada tentativa de sociabilidade ou acasalamento.

Em sendo assim, mentir torna-se mesmo um direito sagrado. Repito: a mentira de varejo, não obrigatoriamente aquela grandiosa da qual falam os Dez Mandamentos e outras tábuas divinas

Coerência e retidão 100% é dever, obrigação mesmo, da cartilha do homem muito bonito. Aí sim, imperdoável possuir todos os predicados e facilidades de um boa vida e ainda assim infringir os códigos morais da boa conduta.

Como é melancólico, como é horrível e triste quando uma mulher flagra um bonitão, um galã salivante de pulhas, tetras, fraudes e mentiras.

E o sinal mais óbvio do mentiroso, você sabe, leitora querida, é o falso juramento. Quando o cara aparece cheio de “eu juro, eu juro”, já viu, né, cometeu algum deslize. Fez alguma merda, para usar termo mais chulo, porém mais apropriado a tais ocasiões.

Além da licença poética para arrumar um pouco as histórias e pisadas na bola, deixo aí, meu caro companheiro de infortúnio estético, mais uma vantagem que me foi soprada, de forma espírita, pelo Sérge Gainsbourg: “A beleza, amigo, é passageira; a feiúra é para todo o sempre, amém”.

Sim, o Gainsbourg é aquele cantor e compositor francês do maior hino de motel de todos os tempos, Je T’aime Moi Non Plus."



Para quem quiser ver a coluna diretamente no Yahoo e também conhecer o site dele, clique aqui.

Xico Sá é um conhecido jornalista que já trabalhou na Folha de São Paulo, Veja, etc. Ele é especialista em escrever sobre comportamente masculino, focando especialmente as atitudes dos homens com as mulheres.

Analisando a coluna dele aqui citada, vemos uma das principais preocupações, não só dos homens, na hora de causar uma boa impressão em um ambiente ou a uma pessoa: A Beleza.

Esse jornalista fala de um comportamente muito comum por parte dos homens que não tem a convicção de que possuem um rosto ou corpo perfeito.

É normal as pessoas buscarem satisfação cuidando bem de seu corpo e rosto. Porém podemos ver que esta se tornando normal julgarmos logo de início o caráter de uma pessoa pelo que ela aparenta ser.

Por exemplo, se a cantora Susan Boyle não tivesse uma aparência desleixada, acredito que ela não ganharia tanta notoriedade em pouco tempo, como aconteceu. O que na verdade significa que muita gente acha que não é normal pessoas de aparência desleixada ter um talento tão peculiar como ela possui.

O que o Xico Sá revela em sua matéria é que homens que não se acham bonitos possuem baixa estima e por pensarem que já possuem uma desvantagem se comparando a outras pessoas, precisam passar a ter um comportamento diferente para atrai-lás.

Assim como estudamos na Seicho que tudo que acontece ao nosso redor é manifestação da nossa mente, a impressão que as pessoas tem de nós também é reflexo do que achamos de nós mesmos. Pensar que possuimos desvantagem para atrair alguem, se comparando a uma pessoa que achamos bonita, é afirmar que tudo o que possuímos de riqueza está apenas em nosso corpo carnal.

Na verdade, o que as pessoas menos mudam quando se acham feias em comparação com o próximo, é a mente. Muitas vezes partem para cirurgias plásticas, dietas extremas, e muitas outras coisas que temos acesso hoje em dia, porém jamais essas pessoas pensaram que podem atrair uma pessoa com algum gesto seu. Esse tipo de pessoa acha que o normal é os outros virem atrás dela, por isso a obrigação é ser bonito fisicamente.

Realmente acho que precisamos cuidar do nosso corpo. Ele é um dos presentes mais valiosos que Deus nos deu, pois é através dele que realizamos aqui as obras dele. Porém, cuidar bem do corpo significa manter-se sempre saudável para poder fazer qualquer tipo de atividade. A partir do momento que achamos que também precisamos usar o nosso corpo para atrair a atenção e o amor do próximo, podemos chegar a muitos lugares, menos a receber o amor verdadeiro que merecemos, que é como de nossos pais.

Quando um amor entre duas pessoas é decorrente apenas da paixão carnal, aí então esse casal esta seriamente sujeito a traições, brigas e mentiras porque afinal, segundo até onde o próprio Xico Sá diz, quando você se sentir inseguro, vai mentir.

Hoje em dia para você ser bonito fisicamente, existe uma infinidade de recursos. Normalmente as pessoas de maior renda tem mais acessibilidade a esses tipos de ferramentas, principalmente celebridades. Isso inclui também usar sempre roupas das mais caras grifes.

Mas nunca como hoje em dia esteve em tanta evidência pública, escândalos envolvendo casais da alta sociedade e celebridades, ou por brigas, traições e até assassinato. O que significa que ter muitos bens materias ou poder ser bonito, não traz a verdadeira felicidade conjugal.

A beleza não é uma coisa que possuimos de nascença, mas é algo que tem que ser constantemente exteriorizado. Se ela é constantemente exteriorizada, então manteremos sempre uma aparência externa serena. Por isso que usuários de drogas de longa data possuem uma fisionomina "envelhecida" e "acabada", pois ficam muitos anos sem exteriorizar a beleza interior porque acreditam que a felicidade está fora deles, nos entorpecentes.

Por isso como sempre é dito aqui, acima de tudo precisamos fortalecer nosso espírito e saber praticar TODOS OS DIAS os pequenos atos de amor. Desde nosso despertar, até o adormecer perdemos muitas vezes grande parte do nosso tempo reparando em defeitos e reclamando.

Vamos usar esse tempo para ao invés de reclamar, agradecer. Boa oportunidade também é quando estamos na frente do espelho. Devemos agradecer nosso corpo perfeito. Possuímos tudo funcionando e em seu devido lugar e por causa disso que somos capazes que realizar qualquer tarefa.

Ao criar o hábito constante de agradecer e sorrir, exteriorizamos em nosso corpo e em nosso rosto esse sentimento. Quando nossa alma esta serena e em conformidade com todas as coisas de Deus (quando expressamos gratidão), aí então iremos irradiar luz, atraindo a todas as pessoas semelhantes a nós, ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário