terça-feira, 13 de abril de 2010

Ver Sempre as Partes Positivas das Pessoas Coisas e Fatos


Bob Esponja. Mora na fenda do bíquini dentro de um abacaxi. Trabalha no restaurante do Sr. Sirigueijo e mesmo sendo mal remunerado e explorado pelo seu patrão, ama ser funcionário de lá. Possui como melhor amigo Patrick Estrela e esse sendo o ser mais burro da redondeza ainda para Bob é a pessoa mais inteligente de toda a fenda. Ao lado dele mora o Lulamolusco, com quem ele gosta de compartilhar todas as suas idéias mesmo que esse demonstre ser uma pessoa extremamente mau humorada e arrogante. Ainda tem como amigos a Sandy, um esquilo que vive no fundo do mar com roupas de mergulho, e mesmo sendo um animal totalmente diferente dos marinhos, Bob Esponja nunca exitou de ter a compania e a amizade por perto. Até mesmo o Plankton, um ser malévolo e dono da empresa concorrente que tenta de qualquer forma prejudicar a lanchonete aonde o Bob Esponja trabalha, já ganhou ajuda e compania dele, quando este precisou.

Fiz várias citações ao desenho do Bob Esponja, pois acho perfeita a ligação dele ao que o tópico propõe. Sou fã assumido dessa animação e a forma com que o seu criador Stephen Hillenburg tenta passar a sua mensagem as crianças é brilhante. A análise social que envolve esse desenho merece realmente uma análise mais profunda.

O Bob Esponja além de ser o protagonista, é o único ser de todo o desenho que só vê as coisas boas de todos os demais personagens. É explicito em todos os episódios os defeitos ou traços de diferenças de cada ser, porém mesmo assim o nosso amigo Esponja não liga e trata por igual a todos. Vendo por cima algum capítulo, muita gente pode achar que o Bob Esponja é uma pessoa boba, mas na realidade ele não é bobo, e sim feliz.

Entre alguns ensinamentos que a Seicho compartilha está o de sempre vermos as partes positivas das pessoas coisas e fatos. Isso significa que não importa o quanto pareça ser ruim a situação que você se encontre, mas sempre há algo de bom que podemos ver em cima disso tudo. Também não importa se tal pessoa exterioriza apenas defeitos, pois dentro dela existe um ser maravilhoso. Em palavras Seichonoísticas significa ver o Jisso, a Imagem Verdadeira.

Para entender melhor, lembro que um amigo que eu tive por muitos anos frequentou a associação de jovens da Seicho por um bom tempo, não na mesma associação que eu, mas ele costumava sempre ir às reuniões e eventos, mas por motivos da vida ele teve de morar fora do país ainda muito novo, com 17 anos, mesma idade que eu na época. Longe do Brasil, e sem frequentar as reuniões ou ler livros. Quando eu soube que no relacionamento amoroso dele surgiu uma gravidez totalmente imprevista, ele simplesmente me mandou um e-mail me comunicando e dizendo: "Estou muito feliz com isso tudo, pois agora posso sentir a mesma alegria que meu pai sentiu quando soube que eu iria nascer, sempre achei ele a pessoa mais feliz do mundo."

Se fosse uma pessoa que apenas visse o lado fenomênico das coisas (analisando momento e como ocorreu), iria estar desesperado, sem saber o que fazer ou até mesmo chateado. Mas ele vendo o lado positivo da situação, acabou esse por prevalecer em sua mente.

Não é fácil ter esse tipo de postura mental. É algo que exige prática constante, mesmo porque a todo instante as pessoas as vezes só sabem ver o lado negativo e fazer críticas.

Um exemplo claro disso é vendo um ambiente corporativo empresarial. É sempre um clima meio pesado, com cobranças e prazos.

Se um funcionário cujo currículo seja extremamente rico chegar para seu chefe e falar: "SOU RUIM PARA FALAR EM PÚBLICO", todo mundo vai acreditar nisso, inclusive seu superior. Agora se o mesmo funcionário chega e fala "DEIXA QUE EU FALO, POIS SOU BOM PRA DISCURSAR EM PÚBLICO", quase todo mundo vai duvidar e torcer o nariz até que essa pessoa prove o contrário.

É impressionante como nesse tipo de lugar, não só empresas, é fácil você mostrar aspectos negativos, e para mostrar qualidades que já possuímos você precisa fazer muito. Não generalizando todos os ambientes, mas se convivemos muito tempo presenciando isso, é natural que levamos esse senso crítico pronto para exterminar qualquer pessoa para o resto de nossas vidas.

Saber ver os bons aspectos de uma pessoa, não é fácil, ainda mais se a pessoa demonstra coisas que prejudiquem a gente ou o nosso ambiente. Mas aí é que entra uma coisa chamada "Crescimento Espiritual."

Quando percebemos algum fator negativo de uma pessoa, devemos sempre ver alguma qualidade dela. Quando conseguimos fazer isso, estamos evoluindo espiritualmente. Por exemplo, se uma pessoa aparenta ser maquiavélica, vamos tentar por acaso elogiar sua inteligência, pois precisa ser inteligente para planejar as coisas. Se notamos inveja de alguém, vamos agradecer seu senso de observação. Quando nos deparamos com alguém que deseja sempre atenção exagerada, agradecemos então seu coração aberto para receber nosso amor.

Esses são alguns exemplos de elogios que podemos fazer as pessoas, e nesse ponto o elogio é algo fundamental. Através do direcionamento de boas palavras a alguém, essa pessoa sente nossa sinceridade e amor, e ela acaba por manifestar depois de um tempo essas qualidades primeiramente com a gente, e depois exterioriza para com todas as pessoas ao seu redor. Palavra é vida, as pessoas manifestam aquilo que falam para elas e que se acreditam.

O mesmo vale com acontecimentos que podemos considerar "ruins". Se roubaram nosso carro, temos oportunidade de adquirir outro melhor. Se perdemos nosso emprego, é porque precisamos manifestar mais nossa capacidade e aprender mais. Caso terminemos um relacionamento amoroso profundo, vamos ver o quanto que aprendemos sentimentalmente, e agora estamos mais experientes e prontos para fazer outra pessoa mais feliz ainda de quando nossos "ex" nos deixou, e por ae vai.

Muita gente pode ter extrema dificuldade de conseguir ter esse tipo de prática, principalmente na juventude, porém com o tempo adquirimos algo muito importante chamada Vivência.

Com a vivência que tiramos nossas conclusões das coisas que fizemos e deram certo, e das que nem tanto. Dos fatos que mudaram o sentido da nossa vida, seja para um caminho muito melhor ou para o desespero. Por isso devemos estar sempre de coração aberto e ter bastante humildade para aceitar certas conclusões. Anular o Ego é algo que anda junto com Ver Sempre as Partes Positivas das Pessoas Coisas e Fatos.

Se não anularmos o ego e continuarmos sempre com as mesmas atitudes que nem sempre levam a bons resultados, estaremos sendo teimosos e a irmã teimosia se chama decepção.

Portanto, se até hoje fizemos muitas coisas do qual não deram bons resultados, vamos mudar nossa postura mental, ter humildade e abrir o nosso coração, pois se até agora seguimos em um caminho que ainda não nos levou a felicidade plena, o outro com certeza levará!

Que despertemos sempre o Bob Esponja dentro de nós, não fiquemos só na promessa e discurso, vamos praticar.

Um comentário:

  1. A mais pura verdade! Masaharu Taniguchi sem sombra de dúvida foi um Iluminado! Agora é divulgar esse maravilhoso ensinamento!

    ResponderExcluir