quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Preguiça que nos Cerca

Quantas vezes já não deparamos em uma situação que necessita de uma atitude nossa para que algo mude? Quando achamos que algo está errado, é sinal de que nossa atenção não pode passar despercebida. Seja em casa, com alguém, no ambiente de trabalho ou estudo, e demais locais.

Somos despertos de cinco sentidos físicos e além desses também dotamos de algo que não se pode chamar de sentido, mas sim de uma espécie de "indicador espiritual" chamado intuição.

A intuição é algo que todas as pessoas já nascem possuindo, porém a intuição pode ser mais ou menos aguçadas em certas situações, dependendo de como você está espiritualmente e mentalmente. É aquele momento aonde você entra em um ambiente e já percebe um clima pesado, ou você pensa em alguém conhecido e sente que algo está acontecendo com ele e por ae vai. Não associemos a intuição apenas a percepção de fatos negativos, pois da mesma maneira também podemos sentir o bem estar das pessoas, o amor que envolve algum lugar, etc.

Juntamente com a reflexão, a nossa intuição também trabalha para analisar cada coisa em nossas vidas e nas situações mais importantes vem as tomadas de rumo que fazemos na mudar nosso destino.

Pois bem, foi falado até aqui sobre isso para que talvez vocês pudessem se familiarizar em algum momento da vida aonde tivemos a intuição e reflexão de algo e acabamos então por decidir o rumo dela.

Cito um exemplo que aconteceu comigo, na época aonde fui convidado a ajudar pela primeira vez nas atividades da Seicho (cujo fato dedicarei um tópico dedicado) por um amigo. Estava passando por um momento difícil na vida e acabei por aceitar, pois acreditei muito no amor de todas as pessoas que estavam envolvidas nesse movimento, eu sentia isso. Acredito eu que essa decisão mudou o meu caminho.

Entretanto, apenas o simples fato de tomar uma decisão não muda na prática nossas vidas. O que realmente dá resultado é a ação. Tomo como grande exemplo a figura deste tópico, o conhecido protagonista da série "Os Simpsons."

Hommer é dotado de uma imaginação muito fértil e constante. Acha inspiração a cada situação e mesmo imaginando soluções bizarras para resolver algum problema, ele não tem vergonha de expressar e insistir com a idéia. Não existe problema insolucionável para ele. Porém é visto no desenho que grande parte das decisões que ele toma, não chegam ao fim, dando o resultado pela metade, ou nem saindo do papel. Por fim, ele sempre acaba no mesmo lugar, ou no Bar do Moe, ou comendo e dormindo no sofá. Será que não nos familiarizamos de alguma forma com esse tipo de comportamento?

Muitos de nós certamente já vemos no horizonte de nossa mente o que queremos fazer da vida. Imaginamos aquela viagem, aquele curso, aquela compra, aquele emprego, etc. Não nos faltam visão de futuro e isso é muito bom, pois é sinal de que realmente temos capacidade infinita e que nossa intuição, aquela mesma que foi falada no começo, está realmente trabalhando e tomando as melhores decisões para nossa vida de acordo com o nosso estado espiritual e mental.

Porém em grande parte, nem ao menos iniciamos a primeira ação para a realização desse objetivo, e muitas vezes quando possuímos todos os recursos materiais para realiza-los. Assim como o exemplo citado do Hommer, na maioria dos casos podemos associar essa falta de atitude prática com a preguiça.

Quando pensamos na palavra preguiça nos vem na cabeça primeiramente algo que tem a ver com o nosso físico, mas na verdade está relacionada com o nosso estado espiritual. Na mente já vemos o caminho a seguir para crescer na vida, mas espiritualmente não estamos preparados ainda para progredir, porque ainda estamos crendo que somos limitados.

Somente quando nos conscientizamos que realmente somos capazes de fazer aquilo que planejamos na mente, é que vamos dar por continuidade nas ações que devem ser aplicadas. Justamente entra aquele assunto já mencionado por aqui, do QUERER e PODER.

Se deseja fazer uma viagem no exterior para estudos, não pensa que você quer, pensa que você PODE. Se você planeja daqui 1 ano comprar um carro, coloque em sua mente que você PODE comprar o automóvel para lhe auxiliar no dia a dia. E não aquela de VOU PODER.... e sim JÁ POSSO!

O ser humano é dotado de todos os recursos desde que nasceu. Quem acha que o único recurso que precisamos em nossas vidas para realizar os sonhos é o dinheiro, está redondamente errado. Os sonhos não nascem do dinheiro, e sim da nossa mente. Então todos os recursos que precisamos para a concretização de nossos objetivos são manifestados através de nossa mente também.

Quando achamos um obstáculo grande que possa travar nosso progredir e sentimos medo, aí a mente faz por manifestar algum fato ou situação na nossa vida que fará por bloquear nosso sonho. Portanto, todos nós percebemos que o difícil não é sonhar e dar o primeiro passo, e sim manter na mesma passada nossa vida.

Assim como um atleta que almeja completar um longo percurso correndo. No meio do caminho lhe vem o cansaço físico, a sede, a dor, afinal nosso corpo carnal sofre com o desgaste. Porém ele não pensa nessa dor e cansaço, e visualiza sempre a linha de chegada e ele cruzando por ela. Se em 1 instante sequer ele pensar "COMO ESTOU CANSADO, ACHO QUE NÃO DÁ", no mesmo momento ele para o seu percurso e não conseguirá completar a prova.

Muitas pessoas que conheço, e que realizaram grandes sonhos de vida, são aquelas que trabalharam incansavelmente para a concretização do objetivo, mas também colocaram na mente apenas o resultado final com elas vivenciando aquela cena de sucesso, e jamais quando apareceu alguma barreira lhe vieram na cabeça a expressão "IXIII..." Seja para viajar para o exterior mesmo não tendo muito dinheiro, conseguir uma graduação ou aquela promoção no emprego.

Se até agora ainda só ficamos com nossos grandes projetos no papel, vamos mudar e começar a ter atitude prática e tirar de nossa mente os medos e barreiras. Se esses obstáculos existem, é porque eles precisam ser superados para que nos tornamos merecedores daquilo que sonhamos.

Imaginem se todas as pessoas do mundo conseguissem realizar seus objetivos, sendo merecedoras cada um por isso, por terem superados seus obstáculos? Teríamos então um verdadeiro paraíso por aqui, com todo mundo feliz e progredindo sempre. Vamos idealizar e agir por esse mundo então, que talvez esse seja nosso sonho também.

2 comentários:

  1. Tenho uma grande parte que de Hommer em mim tb! ahaha
    grande verdade Jino, falar é fácil! E não podemos usar a desculpa da falta de grana pra seguir até o fim um sonho, né?! acho que se ficar se limitando apenas no dinheiro nunca vou sair do sofá tambem...
    obrigada pelas palavras de hoje ;) a cada post, a cada conversa que tenho com vc sempre saio com novo aprendizado!
    beijão Jino

    ResponderExcluir
  2. Arigatou pelo seu ocmentário Midori! verdade, todos nós temos momento Hommer! hehehehe É, tb não podemos viver na desculpa só de dinheiro que é a mais comum né? Midori, eu quem agradeço por poder compartilhar aqui suas idéias, se esse blog existe, foi pelo seu apoio! Bjs!

    ResponderExcluir